PROGRAMA NACIONAL OLIMPÍADAS DE QUÍMICA

OLIMPÍADA ALAGOANA DE QUÍMICA

REGULAMENTO GERAL

A Coordenação Estadual da Olimpíada Alagoana de Química - OALQ, juntamente do Instituto Federal de Alagoas, convida os estudantes do ensino médio, de acordo com as normas deste regulamento geral, a participarem anualmente em Etapa Única da Olimpíada Alagoana de Química, que representa a Seletiva de Representantes Estaduais Alagoanos para as Olimpíadas de Química Regional e Nacional nos anos subsequentes à realização.

1. DO OBJETIVO

            Descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da Química, estimulando-os a se engajarem em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área, bem como, selecionar os estudantes que irão representar o Estado de Alagoas na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e na Olimpíada Norte-nordeste de Química (ONNeQ) a realizar-se no ano subsequente a realização da OALQ, identificando os melhores estudantes das escolas públicas e particulares.

2. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

            Poderão participar das Edição Anuais da OALQ, estudantes que estão cursando o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e nas séries do 1º, 2º e 3º do Ensino Médio (EM) ou do Ensino Médio Técnico (EMT), regularmente matriculados em escolas particulares e públicas do Estado de Alagoas.

3. INSCRIÇÕES

          As inscrições ocorrerão anualmente em calendários divulgados no site sendo realizadas pelos Representantes Escolares ou Professores responsáveis das escolas particulares e públicas do Estado do Alagoas em site específico app.obquimica.org, podendo haver a possibilidade da inscrição por parte do aluno em link al.inscricoes.obquimica.org a ser divulgado.

          A OALQ constará para inscrições de 2 modalidades 3 modalidades, onde, temos:

  • OALQ-A: Destinada a alunos regularmente matriculados no 9º ano do EF e da 1° série do EM e EMT;

  • OALQ-B: Destinada a alunos regularmente matriculados na 2º série do EM e EMT.

  • OALQ-C: Destinada a alunos regularmente matriculados na 3º série do EM e EMT.

Serão consideradas indeferidas as inscrições que não atendam ao determinado neste Regulamento e/ou Edital.

          Ao efetuar sua inscrição no evento, o estudante e seus responsáveis legais autorizam a organização da OALQ a, automaticamente e de forma irrevogável, irretratável e gratuita, utilizar sua imagem e nome, para fins institucionais, de divulgação, mídia social e publicidade do evento, por todo e qualquer veículo, processo ou meio de comunicação e publicidade, existentes ou que venham a ser criados, incluindo, mas não se limitando, a mídia impressa, televisiva, digital e pela Internet.

4. PROVA

          A prova será realizada exclusivamente on-line, em data e horários a serem divulgados. A prova constará de 30 questões tarándo 100 (cem) pontos, onde a pontuação de cada questão constará na prova. O resultado será divulgado no site da Olimpíada Alagoana de Química (alagoas.obquimica.org) conforme calendário.

          O direito de recorrer, quanto à elaboração da prova, exercer-se-á até 72 (setenta e duas) 24 horas contadas a partir da divulgação do gabarito da prova, através do envio de e-mail para quimicaoal@gmail.com. A Comissão científica terá até 5 dias úteis para analisar os recursos e divulgar o parecer.

        A Coordenação Estadual, instituições envolvidas e os membros da comissão de provas; não se responsabilizam por problemas técnicos que venham a acontecer como queda ou instabilidade de internet, ficando a cargo do candidato a responsabilidade de garantir hardware (computador ou smartphone) e velocidade de conexão adequados para realização da prova no horário estabelecido no presente edital.

5. RESULTADO E PREMIAÇÃO

          O resultado será divulgado no site da Olimpíada Alagoana de Química (alagoas.obquimica.org).

          Só serão divulgados no sítio os nomes dos estudantes que obtiverem notas (escores) de pelo menos 50 (cinquenta) pontos.

          Os estudantes aprovados para receberem premiações em cada modalidade poderão ter seus nomes divulgados para premiação, que constará da entrega somente de certificado e medalha na OALQ, emitidos e encaminhados por e-mail do aluno ou representante da instituição.

          O local para premiação, ainda a ser definida, seja, virtualmente ou presencial, constará somente de entrega do certificado impresso mediante a confirmação de comparecimento ao evento, se presencial.

          Teremos 4 (quatro) Modalidades de Premiação para os Alunos, assim definidas:

  • Modalidade A: para os alunos do 9º ano do EF;

  • Modalidade B: para os alunos do 1º ano do EM;

  • Modalidade C: para os alunos do 2º ano do EM;

  • Modalidade D: para os alunos do 3º ano do EM e 4º ano do EMT.

          Cada modalidade receberá a premiação obedecendo a proporção de 1:2:3 para as Certificações de Selo Ouro, Prata e Bronze, respectivamente, havendo, no máximo, 5 (cinco) certificações associadas as maiores notas (Selo Ouro).

          Os aprovados sem medalhas com escores a partir de 50 (cinquenta) pontos receberão Certificados de Menção Honrosa.

          Os alunos participantes receberão Certificado de Participação, desde que tenham acessado o sistema, e tenha respondido as questões.

          As alunas que tenham ficado com nota superior à média geral entre as premiações de ouro, prata e bronze; receberam um Certificado Meninas na OALQ.

          Os alunos de Escolas Públicas Estaduais e/ou Municipais, mas bem classificados receberão o Certificado Destaque Estadual.

 

Caso tenhamos empate, o critério adotado será a soma de pontuação entre as 10 primeiras questões, permanecendo o empate a soma de pontuação entre as questões 11 a 20, e caso persista o critério será a idade, onde, o mais velho terá a preferência.

 

6. CLASSIFICAÇÃO PARA ONNEQ E OBQ

          Os 5 (cinco) estudantes do 9º ano do EF, mais bem classificados na modalidade OALQ-A, e os 15 (quinze) estudantes do 1º ano do EM e EMT, mais bem classificados na modalidade OALQ-B; e os 30 (trinta) estudantes do 2º ano do EM e EMT, mais bem classificados da modalidade OALQ-C, totalizando 50 (cinquenta) estudantes, que no ano subsequente, estarão ainda aptos, por estarem cursando a Educação Básica, a representar o Estado de Alagoas na ONNeQ.

          Os 15 (quinze) alunos do 9° ano do EF mais bem classificados na modalidade OALQ-A e os 55 (cinquenta e cinco) alunos mais bem classificados na modalidade OALQ-B, entre os alunos do 1º ano do EM e EMT; e os 50 (cinquenta) mais bem classificados na modalidade OALQ-C, entre os alunos do 2º ano do EM e EMT; estarão aptos a representar o Estado de Alagoas na III Fase da OBQ, a realizar-se no ano posterior, nas modalidades OBQ-A (9° ano do EF e 1° ano do EM e EMT) e OBQ-B (2° ano do EM e EMT). Entre os alunos de Escola Públicas, com melhores resultados, serão selecionados 20 alunos entre as modalidadas B e C para participarem da OBQ.

Os estudantes que estiverem cursando o 3º ano do ensino médio e do ensino médio técnico ou o 4º ano do ensino médio técnico, não poderão se classificar para ONNeQ e III Fase da OBQ por terem concluído ou estarem a concluir o ensino médio. Estes alunos só poderão concorrer a medalhas pela OALQ na modalidade D.

 

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

          Os casos omissos nesse Edital serão avaliados e decididos pela coordenação do projeto.

Maceió - AL, 17 de março de 2024.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Modalidade A
1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos. Mudanças de fase de agregação da matéria.
3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: átomos isótopos e espécies isoeletrônicas.
4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas por níveis, subníveis e orbitais.
5. Tabela periódica: histórico, características gerais e propriedades.
6. Estudo das ligações químicas. Número de oxidação. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
7. Estudo das diferentes forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas. 8. Estudo das funções inorgânicas (óxido, sal, ácido e base).

 

Modalidade B
1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos. Mudanças de fase de agregação da matéria.
3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: átomos isótopos e espécies isoeletrônicas.
4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas por níveis, subníveis e orbitais.
5. Tabela periódica: histórico, características gerais e propriedades.
6. Estudo das ligações químicas. Número de oxidação. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
7. Estudo das diferentes forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas. 8. Estudo das funções inorgânicas (óxido, sal, ácido e base). 9. Soluções: classificação das soluções, propriedades e preparo. Coeficiente e diagramas de solubilidade. Diferentes unidades de concentração. Diluição e misturas de soluções. Titulometria.
12. Propriedades coligativas: solução ideal, diagrama de fases, pressão máxima de vapor, tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria e fator de van't Hoff.
13. Termoquímica: estudo da quantidade de calor em processos químicos. Definição e propriedades da entalpia. Estado padrão. Determinação teórica da variação de entalpia: calores de formação, Lei de Hess e energia de ligação.
14. Termodinâmica química: estudo da variação de entropia e da variação da energia livre de Gibbs.
15. Cinética química: definição. Fatores que influenciam a rapidez das reações químicas. Velocidade média das reações. Processos catalíticos. Lei de ação das massas e constante cinética. Ordem e molecularidade das reações químicas.

 

Modalidade C
1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos. Mudanças de fase de agregação da matéria.
3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas: átomos isótopos e espécies isoeletrônicas.
4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas por níveis, subníveis e orbitais.
5. Tabela periódica: histórico, características gerais e propriedades.
6. Estudo das ligações químicas. Número de oxidação. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
7. Estudo das diferentes forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas. 8. Estudo das funções inorgânicas (óxido, sal, ácido e base). 9. Soluções: classificação das soluções, propriedades e preparo. Coeficiente e diagramas de solubilidade. Diferentes unidades de concentração. Diluição e misturas de soluções. Titulometria.
12. Propriedades coligativas: solução ideal, diagrama de fases, pressão máxima de vapor, tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria e fator de van't Hoff.
13. Termoquímica: estudo da quantidade de calor em processos químicos. Definição e propriedades da entalpia. Estado padrão. Determinação teórica da variação de entalpia: calores de formação, Lei de Hess e energia de ligação.
14. Termodinâmica química: estudo da variação de entropia e da variação da energia livre de Gibbs.
15. Cinética química: definição. Fatores que influenciam a rapidez das reações químicas. Velocidade média das reações. Processos catalíticos. Lei de ação das massas e constante cinética. Ordem e molecularidade das reações químicas.
16. Química Ambiental, Química Verde e Sustentabilidade.
17. Química no cotidiano.
18. Noções de laboratório: medidas de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e de purificação de substâncias. 19. O átomo de carbono. Ligações do carbono. Hibridização e geometria. Fórmulas estruturais orgânicas. Cadeias carbônicas.
20. Funções orgânicas: identificação, nomenclatura e representações estruturais de hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas, nitrocompostos, éteres e haletos orgânicos.
21. Isomeria: constitucional e estereoisomeria (configuracional e conformacional).
22. Polímeros, biomoléculas e biocombustíveis.

 

REFERENCIAS PARA ESTUDAR

•    FONSECA, Martha Reis Marques da. Completamente Química, Ciências, Tecnologia & Sociedade. São Paulo: Editora FTD S.A.

•    FELTRE, Ricardo. Fundamentos de Química: vol. único. 4ª.ed. São Paulo: Moderna.

•    PERUZZO. F.M.; CANTO. E.L., Química na abordagem do cotidiano. Ed moderna, São Paulo

•    USBERCO, J.; SALVADOR, E. Química Geral. São Paulo: Saraiva.

•    CISCATO, Carlos Alberto Matoso; et al. Química - Ciscato, Pereira, Chemello e Proti. São Paulo: Moderna.

Química Geral:

•   ATKINS, P.W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman.

•    BROWN, T.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química: a ciência central. São Paulo: Prentice-Hall.

•    TRO, J., N. Química - Uma Abordagem Molecular. Ed. Rio de Janeiro: LTC.

•     KOTZ, J. C. et all. Química Geral e Reações Químicas. Rio de Janeiro. Cengage.

Química Orgânica:

•    MCMURRY, J. Química Orgânica. Editora Cengage Learning.

•    SOLOMONS, T. W. Graham; Fryhle, Craig B. Química Orgânica, Rio de Janeiro: LTC.

Química Inorgânica:

•    LEE, J. D. Química Inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blucher.

•    HOUSECROFT, C. E.; SHARPE, A. G. Química Inorgânica, Rio de Janeiro: LTC.

•   WELLER/OVERTON/ROURK. Quimica Inorganica. Bookman.

Físico Química:

•    BALL, D. W. Físico-Química,  São Paulo: Thomson.

•    ATKINS, P. W.; PAULA, J. de. Físico-Química, Rio de Janeiro: LTC.

Química Analítica:

•    HARRIS, D. C. Análise química quantitativa. Rio de Janeiro: LTC.

•    BACCAN, N. Química Analítica quantitativa elementar. São Paulo: Edgard Blucher.

•    HIGSON, S. P. J. Química Analítica. McGraw Hill.

•    SKOOG et all. Fundamentos de Química Analítica. Cengage.